top of page

PREVIDÊNCIA PRIVADA: Como escolher o melhor plano?


Reserva! Qualquer plano de previdência privada funciona, basicamente, como uma aplicação financeira: durante vários meses (no caso da aposentadoria, durante vários anos!), você vai aplicando uma certa quantia, devagar e sempre. Depois, lá na frente, terá acumulado uma boa reserva, que você poderá sacar de uma só vez, ou poderá trocar esse reserva pelo direito de receber uma pensão mensal, Pode ser até o fim da vida ou durante um prazo contratado com a empresa de previdência. Quanto maior a reserva acumulada, maior a pensão paga. Então, escolha o tipo de plano que fará a reserva ser maior, e aí existem dois caminhos: o PGBL (começando com P de Plano) ou o VGBL (com V de Vida).

Imposto. Qualquer plano de previdência recolhe Imposto de Renda sobre os seus ganhos, assim como toda aplicação financeira. No plano do tipo PGBL, o IR é recolhido como uma porcentagem que é tirada do valor total resgatado, o que acaba sacrificando bastante a sua reserva e a sua pensão. Já no plano do tipo VGBL, o IR é devido não sobre o valor total de cada recebimento, mas apenas sobre a parte do valor recebido que equivale àquilo que o plano rendeu: no VGBL você acaba então recebendo mais do plano!

Restituição. Agora, por outro lado, o PGBL (com P de Plano) pode lhe dar uma vantagem financeira de imediato, mas aí dependerá do seu caso. Se você declara seu IR pelo formulário completo, lançando todas as deduções possíveis uma por uma, daí, você que aplica em um PGBL, também poderá lançar as contribuições feitas a cada ano para o seu PGBL como dedução. Diminuirá o imposto a pagar, se ainda estiver devendo para o Leão do Imposto de Renda, ou até melhor: aumentará a sua restituição, se você tiver dinheiro para receber do Leão! Em qualquer caso, isso vai significar mais dinheiro no bolso para poder engrossar as suas aplicações mensais na previdência privada e ter uma reserva maior lá na frente.

Resumindo. Para a maior parte das pessoas, é um VGBL que irá garantir maior benefício do plano de previdência. E preste também muita atenção na tal da "taxa de carregamento", aquela "mordida" que cada depósito no plano sofre, e que pode chegar a 5% do valor depositado. Só aplique no plano de previdência que lhe cobrar essa taxa apenas no momento do resgate (não da aplicação!) e, depois, com o passar dos meses e anos (e com o natural aumento da sua reserva), zerar esta taxa por completo!

Prof. Marcos Silvestre | EKNOWMIX® Educacional

Coordenador do PROFE® Coopercredi ACSC

Programa de Reorganização e Orientação Financeira e Empreendedora

Economista com MBA em Finanças (USP), atua como orientador de famílias e educador em empresas (Metodologia PROFE®). Comentarista econômico do Grupo Bandeirantes de Rádio e TV, é autor de "Os 10 Mandamentos da Prosperidade” e dirige o site www.educarparaprosperar.com.br.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page