top of page

5 vantagens que ninguém te contou sobre consórcio



O consórcio é uma excelente opção para quem deseja comprar um bem, mas não tem o dinheiro para pagar à vista.


No entanto, é preciso que não tenha urgência para aquisição, pois, não é possível prever quando o dinheiro será liberado.


Mesmo sem ter uma previsão exata, optar por essa modalidade de compra é bastante vantajoso e sua procura tem crescido nos últimos anos.


De acordo com informações da ABAC (A Associação Brasileira de Administração de Consórcios), mesmo vivendo um ano pandêmico, 2020 acumulou mais de 2,19 milhões de adesões nesta modalidade de negócio, no período de março a setembro.


Os números comprovam o quanto o consórcio se tornou a forma preferida de muitos brasileiros no momento de conquistar suas realizações pessoais.


Quer saber as 5 vantagens que envolvem essa forma de comprar bens e produtos? Não deixe de ler o texto abaixo.


Consórcio: conheça agora as 5 vantagens


1. Incentivar a educação financeira



Um dos grandes desafios de grande parte dos brasileiros, é colocar em prática os conceitos da educação financeira.


Por isso, o número de pessoas endividadas é tão grande.


Mesmo aqueles que pagam suas contas em dia, enfrentam dificuldade em guardar dinheiro para situações emergenciais.


A primeira vantagem do consórcio, portanto, é fortalecer os bons hábitos da educação financeira, pois mensalmente ele precisa pagar as parcelas.


Isso contribui para fortalecer os bons hábitos e assim criar oportunidades para novos investimentos.


2. Aumenta o senso de colaboração



O consórcio é composto por um grupo de pessoas interessadas em adquirir algum bem com as mesmas características, inclusive o mesmo valor ou pelo menos aproximado.


Ou seja, é uma forma de compra coletiva por meio de uma carta crédito concedida aos participantes, com pagamento de uma mensalidade durante um determinado período de tempo.


Mesmo que integrantes do grupo não se conheçam pessoalmente, desde o momento da adesão é repassado para cada um, sobre a responsabilidade com outros participantes.


Ou seja, deixar de pagar as mensalidades prejudica todo o grupo de consorciados. Por isso, a colaboração, esforço e compromisso em pagar as prestações com regularidade é tão importante.


3. Não há ocorrência de juros




Essa é uma das vantagens que mais atrai compradores para a modalidade de consórcio.


Quando uma pessoa adquire um bem por meio do financiamento há incidência de juros, que aumentam de acordo com as condições do negócio.


Portanto, quanto maior o número de parcelas, maiores as taxas de juros. Além disso, a incidência é sobre o valor total da dívida. O que torna o custo do produto muito mais elevado.


No consórcio há a cobrança da taxa administrativa. Essa por sua vez não é elevada e possui um valor fixo, dividido pelo número de parcelas contratadas, portanto não interfere no valor do bem que a pessoa deseja adquirir.


É importante saber que existem algumas despesas a serem quitadas pelos consorciados. Obviamente, que os custos são mais baixos e ocorrem uma única vez.


Entenda agora quais são elas, para não ter surpresas ao optar por essa modalidade de compra.

  • Adesão: essa taxa varia de acordo com a administradora, mas geralmente é cobrada em caso de profissionais autônomos envolvidos na intermediação dos negócios.

  • Fundo comum: é o caixa do grupo, formado pela participação de todos ao efetuarem o pagamento das prestações.

  • Fundo reserva: serve para garantir o pagamento das parcelas e manter a integridade financeira, caso aconteça inadimplência de algum participante.

Seguros: a oferta dos tipos de seguro varia de uma administradora para outra, mas os mais comuns são seguro desemprego, seguro de vida e quebra de garantia.


4. Possibilidade de comprar à vista




As compras à vista são muito mais vantajosas. Pois, muitas vezes é possível conseguir descontos consideráveis.


Ao optar pelo consórcio, você poderá adquirir o seu bem em condições favoráveis. Além disso, é possível efetuar a compra de forma muito mais rápida.


Para conseguir isso, o consorciado pode juntar um valor extra em dinheiro e dar como lance, aumentando suas chances de ser sorteado rapidamente.


Os sorteios acontecem mensalmente. Os contemplados recebem a carta de crédito e podem adquirir o bem planejado.


Há três opções de lance. São eles:


  • Lance embutido: é possível usar até 30% do valor total da carta como lance.

  • Lance próprio: o consorciado pode usar seus próprios recursos para dar o lance.

  • Lance com fundos do FGTS: essa também é uma possibilidade aceita pela maioria das administradoras de grupos de consórcio.

Quanto maior o valor do lance, maiores as chances de contemplação.


Ou seja, você terá o bem que deseja de forma muito mais rápida e, ao comprar à vista, poderá conseguir o que deseja por um preço muito melhor.


5. Menos burocracia



Ao optar pelo consórcio há uma redução considerável da burocracia para participar de um dos grupos. A primeira delas é que não há consulta relacionada à restrição de crédito.


Portanto, mesmo as pessoas que estão com cadastro negativo no SERASA poderá se tornar um consorciado.


No entanto, é preciso providenciar a retirada o mais rápido possível, pois se houver contemplação, algumas administradoras não liberam a carta de crédito até que todas as parcelas estejam quitadas.


Sendo assim, haverá uma demora muito maior para adquirir o seu bem.

Nessa modalidade também não é preciso ter avalista e muito menos comprovar renda, o que torna uma excelente opção para o trabalhador autônomo.


Conclusão


O consórcio é uma excelente forma de adquirir um bem por meio de prestações que cabem no seu bolso, sem pagar altas taxas de juros.


Além disso, permite que a compra seja efetuada de forma programada permitindo melhor controle sobre os gastos.


Ademais, os consorciados são estimulados a manter o pagamento das parcelas em dia para evitar complicações para os demais integrantes.


Sem contar que não há burocracia para se fazer parte do grupo e mesmo que o integrante tenha restrição no nome, ao final do período ele receberá todo o valor contratado.


Embora seja bastante vantajoso, é preciso escolher uma boa administradora do seu grupo de consórcio.


A Sicoob Santa oferece as melhores condições para que você possa adquirir o seu bem, pagando prestações que cabem no seu bolso.


Entre em contato conosco ainda hoje.

130 visualizações0 comentário
bottom of page