top of page

Investimento em Capital Social na cooperativa: conheça as vantagens

Atualizado: 20 de jul. de 2021



O capital social das cooperativas é a soma das cotas em dinheiro de todas as pessoas que optam por se tornarem cooperados.


Ou seja, é constituído pelos valores depositados. Dessa forma a cooperativa consegue ter uma base financeira para manter suas operações de negócios ativas e o atendimento aos participantes.


As cooperativas financeiras não existem para obtenção de lucro, portanto todos os investimentos feitos são devolvidos em forma de prestação de serviço de qualidade para os cooperados.


Esses, por sua vez, devem estar cientes de suas responsabilidades e cumprir fielmente com elas para que haja equilíbrio no funcionamento da cooperativa.


É importante ressaltar que o capital social das cooperativas não são taxas. Mas um investimento que você faz e que lhe dá rentabilidade.


Quer saber como? Continue conosco na leitura deste artigo até o final para conhecer mais sobre esse assunto.


Capital social das cooperativas: como ele funciona?


Agora que você já sabe o que é o capital social das cooperativas é o momento de conhecer seu funcionamento dentro da instituição financeira.


Para se tornar um cooperado é preciso depositar uma certa quantia em dinheiro na sua conta capital. Esse é o nome dado às contas abertas para os cooperados. Você terá também uma conta corrente, caso queira utilizar os serviços da cooperativa.


Por meio desse depósito, você se torna um participante da cooperativa. Ou seja, é como se você comprasse uma parte dela.


Quanto maior o depósito, maior a sua participação. Portanto, você é livre para adquirir quantas cotas quiser.


Como já foi dito, a cooperativa não tem como objetivo a obtenção de lucro para os proprietários, mas sim proporcionar suporte para que todas as atividades operacionais e financeiras da instituição sejam realizadas.


Além de ser uma forma de investimento a longo prazo, pois é possível resgatar o valor investido acrescido de juros ou até mesmo transformar as retiradas em rendas mensais após uma determinada idade ou tempo de cooperado.


Qual a diferença entre cooperado e correntista nas cooperativas?


O cooperado é aquela pessoa que adquire uma cota da cooperativa. Ou seja, por meio de um depósito inicial, ele adquire o que chamamos de cota-parte.


O valor depositado é chamado de cota capital e precisa ser feito em moeda corrente no país. Assim que ele realiza o depósito, já se torna um cooperado. Basta preencher os documentos e realizar o cadastro, assim como na abertura de uma conta corrente.


A conta capital é diferente da conta corrente, pois não pode ser movimentada com frequência, uma vez que o capital depositado é usado para manter as atividades operacionais da cooperativa.


Portanto, as condições de saque e demais atividades da conta capital são definidas pelo Estatuto Social.


Para o resgate do valor depositado como capital social, é preciso que o cooperado seja desligado da cooperativa.


Todo cooperado pode ser também um correntista, pois usa os serviços da cooperativa.


Capital social das cooperativas: quais as vantagens de se tornar um cooperado


Agora que você já sabe que o capital social das cooperativas não é uma taxa, mas sim uma forma de investir seu dinheiro, é o momento de conhecer as vantagens de se tornar um cooperado.


Investimento seguro


Uma das grandes vantagens de investir em uma cooperativa é que você está colocando dinheiro em algo que é seu.


Ou seja, à medida que a cooperativa cresce e se fortalece seu capital é valorizado e você passa a ter acesso a serviços de qualidade com valores mais acessíveis.



Obter melhores resultados


Quanto maior a sua participação como cooperado, maiores serão os resultados obtidos, uma vez que as sobras anuais da cooperativa são rateadas de forma proporcional à sua participação.


Garantia de um futuro melhor


Quem pensa em investimento a longo prazo pode optar por se tornar um cooperado, uma vez que o saque do capital social só poderá ser feito após um determinado período, estipulado pelo estatuto da cooperativa ou no caso de pedido de demissão.


Porém, há a incidência de juros, o que garante um valor maior do que foi aplicado ao longo dos anos.


Se o cooperado optar por se desligar da instituição receberá o valor depositado acrescido dos juros.


Caso permaneça, após uma determinada idade ou tempo de cooperado, receberá mensalmente um determinado valor como resgate do que foi depositado.


A condição acima é válida também para os cooperados que permanecerem por um longo período.


Para usufruir desse direito na condição citada acima, não é necessário pedir o desligamento da cooperativa.


Ou seja, é uma forma de investir no futuro e garantir uma renda mensal para ajudar a custear as despesas.


Além das vantagens mencionadas acima, o cooperado não precisa pagar para manter a sua conta capital. Ou seja, é um investimento sem custos.


Qual o rendimento do capital social das cooperativas?


O rendimento do capital social das cooperativas é definido por lei, portanto, a base é a Lei Complementar 130/2009, que fixa como parâmetro a taxa SELIC.


Conclusão


O capital social das cooperativas financeiras é a base que as instituições precisam para manter seus negócios ativos e proporcionar o atendimento necessário aos associados.


Por isso, é preciso que as pessoas que optam por se tornar cooperados estejam cientes das condições de movimentação do valor depositado.


A abertura da conta capital é concretizada por meio da aquisição de uma cota parte, ou seja, você passa a ser um dos proprietários da cooperativa.


Esse é um investimento a longo prazo, mas que é possível usufruir dos benefícios de cooperados desde o momento em que a conta é aberta.


O associado poderá usufruir de taxas mais atrativas na contratação de serviços como correntista. Essa é uma das vantagens imediatas de se tornar um cooperado.


Agora que você já sabe o que é o capital social para cooperativas e como ele pode ser um investimento rentável, não perca mais tempo, clique aqui e torne-se um associado.


514 visualizações0 comentário
bottom of page