top of page

QUER MONTAR SEU NEGÓCIO? PRECISA TER BOA ESTRUTURA!


Estrutura para empreender. Convenhamos: o mercado já está um tanto abarrotado de ofertas no seu ramo, todas elas muito similares (pelo menos numa primeira batida de olhos) a esta “nova proposta” que agora você se propõe a trazer ao segmento, através de seu negócio próprio. A batalha pela captação e fidelização dos clientes será acirrada, cada vez mais acirrada. Acredite-me: demanda existe, sempre existirá, você “só” terá de fazer com que ela se volte para o seu negócio para ser atendida.

A melhor estrutura! Frequentemente, a dúvida do seu cliente em potencial não é tanto se ele irá comprar um determinado produto ou se irá contratar um determinado serviço: ele, provavelmente, já se decidiu em favor da compra ou da contratação. A dúvida do consumidor então é: “Vou fazer isso com qual empresa"? Aí entra a questão da estrutura empresarial do seu negócio como forma de lhe dar uma personalidade diferenciada e torná-lo mais atraente que a concorrência. Na era da carne de vaca nos negócios, diferenciação é tudo para conquistar seu lugar ao sol no mercado, e uma estrutura empresarial sólida, bem afinada, mostrará ao cliente em potencial que sua empresa é a melhor escolha!

Estrutura empresarial. Seu desafio será estruturar sua empresa, por menor que ela possa ser, para se tornar uma organização profissional e competitiva como as grandes. Isso, independentemente de ela funcionar no modelo profissional-empresa ou de ter colaboradores. Tamanho pode não ser documento, mas estrutura empresarial é! Portanto, será preciso enxergar todas as atividades da sua empresa a partir das tradicionais áreas funcionais de qualquer empresa bem organizada, com suas respectivas “rotinas de trabalho”: Produção e Compras, Área Financeira, Recursos Humanos, Marketing e Vendas, TI.

Estrutura pessoal. Pelo menos nos primeiros anos, seu negócio dependerá muito de você. Sim, da sua pessoa mesmo. Estar bem estruturado emocional e espiritualmente poderá mantê-lo sempre nos eixos, sopre o vento para o lado que soprar. Aqui, seu desafio será fortalecer sua mente para encarar dificuldades, desafios e oportunidades com serenidade, disciplina, autocontrole e muito pique. Você precisará de tudo isso para firmar os passos e prosseguir confiante nos anos de vacas magras, sem se deslumbrar e se estragar como ser humano quando a bonança vier… porque ela virá, pode crer !

*Prof. Marcos Silvestre | EKNOWMIX® Educacional - Coordenador do PROFE® Coopercredi ACSC

Programa de Reorganização e Orientação Financeira e Empreendedora.

Economista com MBA em Finanças (USP), atua como orientador de famílias e educador em empresas (Metodologia PROFE®). Comentarista econômico do Grupo Bandeirantes de Rádio e TV, é autor de "Os 10 Mandamentos da Prosperidade” e dirige o site www.educarparaprosperar.com.br.


16 visualizações0 comentário
bottom of page