top of page
Associação Congregação de Santa Catarina

A Congregação das Irmãs de Santa Catarina, V.M. surgiu em 1571, em Braunsberg, Alemanha – hoje Braniewo, Polônia quando Madre Regina Protmann, então com 19 anos, deixou o conforto de sua casa paterna e, com duas jovens que tinham o mesmo ideal, foram morar numa casa simples despojada de tudo, onde formaram uma comunidade dedicada à vida de oração, aos cuidados da Igreja, acolhia crianças pobres, cuidava dos doentes, dos abandonados e dedicava-se a instrução das meninas sem escolas.

Devotas de Santa Catarina de Alexandria, uma jovem pagã que se converteu ao Cristianismo no Século III d.C., escolheram para Padroeira da Comunidade, Santa Catarina de Alexandria, que é a padroeira da Igreja de Braunsberg, onde Regina rezava e ali buscava a o alimento de sua Fé. Meditava a Palavra de Deus, cultivava uma intensa vida de oração junto com suas companheiras. Seu modo de viver e o testemunho de sua vida foram cativando outras jovens e a comunidade cristã. Tinha um lema de Vida: “Como Deus Quer”. Regina faleceu no dia 18 de janeiro de 1613 e sua obra se expandiu por diversos países e perdura até os nossos tempos.

As primeiras Irmãs chegaram ao Brasil em 1897,para cuidar da formação das meninas filhas de colonos alemães.

 

Motivadas pelo Carisma de Madre Regina, fundaram uma escola para meninas. No ano seguinte iniciaram atividades no cuidado aos doentes na Santa Casa de Juiz de Fora e das crianças no Asilo João Emilio também em Juiz de Fora.No ano de 1899, foram para o RS onde assumiram os  cuidados dos doentes no Sanatório Bela Vista, em Porto Alegre. Já no ano de 1900 fundaram a escola Santa Catarina em Juiz de Fora e assumiram por meio de um contrato com o Governo Federal a gestão do Hospital S… dando continuidade… constituíam duas Províncias: a primeira em São Paulo, atualmente a sede está em Petrópolis (RJ) e outra com sede em Novo Hamburgo (RS) com a mesma missão, os mesmos valores, mas autônomas em suas gestões.

Em 1900, para expandir a missão no país e organizar as atividades, fundaram uma entidade civil com o nome de Congregação de Santa Catarina. Esta, em 1922, após um reforma estatutária passou a denominar-se Associação Congregação de Santa Catarina, com sede em São Paulo. Esta entidade concentra as atividades nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e forma uma rede serviço da vida que recebeu a sua primeira Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) – anteriormente chamado de certificado de filantropia – em 1967.

As Casas da ACSC eram dirigidas inicialmente pelas próprias Irmãs que, gradualmente, as foram delegando responsabilidades a profissionais dentro das premissas da Governança Corporativa.

Atualmente a Associação Congregação de Santa Catarina é uma entidade filantrópica que impacta na cadeia de valor produtivo do País, com 34 Casas presentes em oito Estados brasileiros, atua nas três áreas de Assistência Social – de acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988 – Saúde, Educação e Assistência Social. Com cerca de 17 mil colaboradores, a ACSC também é qualificada em diversos Estados e Municípios como Organização Social de Saúde – OSS.

As casas mantenedoras são: Casa de Saúde São José (RJ), Hospital Santa Catarina (SP), Colégio Santa Catarina (SP) e Colégio Santa Catarina (MG) .

Fonte: acsc.org.br

Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. 

AS_377_19_ICONE_ATENDIMENTO.png

Atendimento

bottom of page