ATUAR POR CONTA PRÓPRIA: UM CAMINHO MAIS HUMANO!

Um ambiente de trabalho com a sua cara. Respeitada a natural soberania universal dos clientes, em seu negócio próprio quem manda... é VOCÊ! Seu escritório, sua loja ou sua fábrica terá a sua cara: se gosta de amarelo, o amarelo irá predominar, e estamos conversados! Não só o visual do ambiente de trabalho terá a sua personalidade quando você passar a atuar por conta própria, mas também o “clima”. Se você é quieto, irá puxar uma peculiar serenidade ao seu dia a dia profissional. Se é falante, risonho e brincalhão, terá maior liberdade para falar mais, rir mais e brincar mais no trabalho (é, no tra-ba-lho!).
"Calor" é bom e a gente gosta! Quem não prefere um ambiente customizado, em vez da frieza e impessoalidade das baias (ba-ias?) das grandes empresas? Aliás, o termo baia diz muito sobre o ambiente de trabalho tipo "vida de gado" que domina em boa parte das corporações. Empreendedores independentes podem até trabalhar em um cantinho em casa... mas jamais trabalharão "em baias"! A versão americanizada workstation (estação de trabalho) pode até soar mais bonitinha, porém em nada muda a desconfortável realidade do pouco amigável confinamento laboral no universo corporativo.
Vida longa no mercado! Na condição de dono – ou pelo menos sócio – do seu próprio negócio, você poderá se beneficiar de seu talento profissional por mais tempo, muito mais tempo! Atuando por conta própria, você não terá de interromper sua carreira abruptamente apenas porque a empresa resolveu enxugar o efetivo, ou porque seu novo chefe não foi com a sua cara, ou ainda porque o tempo passou e, mesmo tendo enriquecido muito em experiência, você acabou ficando velho demais (ou, melhor, caro demais!) para o mercado corporativo. Trate bem seus clientes e nunca ninguém lhe puxará o tapete!
Mudança de paradigma. No mercado de trabalho tradicional, cabelos brancos costumam sinalizar obsolescência... e desemprego iminente! No mundo dos negócios, a cabeça grisalha atesta vivência e experiência, ingredientes preciosos que, aplicados a uma boa oportunidade de negócio, sempre valerão ouro! Na condição de empreendedor, enquanto você tiver uma oferta competitiva para seus clientes em termos de bons produtos e bons serviços, com relação custo X benefício verdadeiramente competitiva, pode ficar tranquilo: o mercado absorverá essa oferta diferenciada, aplaudirá... e até lhe pedirá bis ;-) !
*Prof. Marcos Silvestre | EKNOWMIX® Educacional - Coordenador do PROFE® Coopercredi ACSC Programa de Reorganização e Orientação Financeira e Empreendedora. Economista com MBA em Finanças (USP), atua como orientador de famílias e educador em empresas (Metodologia PROFE®). Comentarista econômico do Grupo Bandeirantes de Rádio e TV, é autor de "Os 10 Mandamentos da Prosperidade” e dirige o site www.educarparaprosperar.com.br.