top of page

Banco Central divulga Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo


Todos os dias, mais e mais brasileiros constatam que é possível cuidar das finanças, melhorar a vida de suas famílias e ajudar o país a crescer. Trata-se do jeito cooperativista de gerar resultados, tanto econômicos quanto sociais. E quem diz isso é o Banco Central, ao divulgar o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).

O documento foi disponibilizado ao público nesta terça-feira (12/9) e possui como

referência as informações contábeis e cadastrais das cooperativas de crédito, repassadas em dezembro de 2016.

A publicação aponta que o número de pessoas físicas e jurídicas associadas a cooperativas de crédito é crescente, principalmente nos últimos três anos, período em que este indicador evoluiu a taxas superiores a 10% ao ano, alcançando a marca de 8,9 milhões de brasileiros.

TENDÊNCIAS

O Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) é desenvolvido pelo Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro (Desig) do Banco Central. Seu objetivo é dar publicidade às informações de interesse público e contribuir para a maior transparência dos dados do Sistema Financeiro Nacional.

E uma das informações que constam do documento é que as cooperativas de crédito têm seguido a tendência de processos de incorporação. Para se ter uma ideia, só no ano passado essa estratégia de mercado ocorreu 40 vezes.

Outra tendência é o processo de alteração estatutária para o enquadramento das cooperativas em livre admissão. Esse processo depende de autorização do Banco Central e, em 2016, foram concedidas 22 autorizações.

131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page