HORÓSCOPO DA ECONOMIA... SEM A AJUDA DOS ASTROS!


Nas estrelas? Quer saber o que deve acontecer com os diversos agentes econômicos no Brasil nos próximos tempos? Não consulto os astros, mas estudo a economia brasileira bem de perto há 30 anos, e posso arriscar palpites. Atenção: se você achar tudo um "horroróscopo", não vá culpar o pobre "vidente" economista!

Trabalhador. Se você ainda conserva um emprego com registro em carteira, diminui discretamente a chance de desemprego, que ultimamente vinha tirando seu sono. Pode passar a dormir (um pouquinho só) mais tranquilo, mas ainda não dá para sonhar com aumento real de salário este ano. Se assinou rescisão trabalhista do começo de 2015 para cá, e ainda está desempregado, respire fundo e redobre a paciência: daqui para o final do ano (pelo menos!) a economia deve permanecer de cara fechada (e portas fechadas)! Autônomos e freelas: mantenham, por hora, seus rojões guardados no fundo do armário.

Consumidor. Com a recessão e o achatamento da demanda, a inflação desceu ao pé, é verdade, mas aquela sensação de "tudo está subindo, menos o salário" ainda pintará forte toda vez que você for ao supermercado. Cuidado, inclusive, com a maquiagem das altas de preços: valores mantidos, porém embalagens encolhidas. Se estava acostumado a consumidor chocolate importado, readeque-se ao gosto de parafina do bombom nacional. Perfume francês com bom fixador? Deixe no passado! Alerta também se você consumia alimentos exportáveis (carne de primeira?): com o novo dólar salgadaço remunerando exportadores tão bem, os chineses, os russos e gringos em geral irão disputá-los palmo a palmo contigo!

Devedor. Já tinha dívidas antigas com parcelas fixas? Fique frio, nada mudará, nem para pior, nem tampouco para melhor. Estava devendo no especial ou no rotativo do cartão de crédito? Fique ligado: os juros reais vão daqui para cima! Estava em vias de contratar crédito novo? Os juros da praça (exceto no crédito cooperativo) permanecerão elevadíssimos! Já estava inadimplente? Nada muda: nome no Serasa/SPC, busca e apreensão de veículo e... talvez até leilão da casa própria! E jamais se esqueça do que é o ideal: "quem não deve... não Temer!"

Aplicador. Nem tudo é choro na atual conjuntura econômica brasileira: aplicadores andam felizes. A caderneta baterá a inflação esse ano em uns 2% (de RLRA | Rentabilidade Líquida Real Acumulada). CDBs, LCAs, LCIs e alguns fundos continuarão pagando superbem (de 3% a 5% de RLRA) aos grandes aplicadores, enquanto os pequenos podem descolar ganhos similares no Tesouro Direto e nos RDCs!

*Prof. Marcos Silvestre | EKNOWMIX® Educacional - Coordenador do PROFE® Coopercredi ACSC

Programa de Reorganização e Orientação Financeira e Empreendedora.

Economista com MBA em Finanças (USP), atua como orientador de famílias e educador em empresas (Metodologia PROFE®). Comentarista econômico do Grupo Bandeirantes de Rádio e TV, é autor de "Os 10 Mandamentos da Prosperidade” e dirige o site www.educarparaprosperar.com.br.


Central de Atendimento

(11) 3141-4610

atendimento@sicoobsanta.coop.br

Sede

Avenida Paulista, 326, 16º andar

Bela Vista - São Paulo - SP

CEP: 01310-000
 

Ouvidoria: 0800 725 0996

Atendimento Seg. a Sex.

das 8h às 20h

www.ouvidoriasicoob.com.br

Deficientes auditivos ou de fala

0800 940 0458

Canal de comunicação de indícios de ilicitude

Postos de Atendimento

 

São Paulo
Hospital Santa Catarina

pa.hsc@sicoobsanta.coop.br 

(11) 3016-3905

OSS Santa Catarina

pa.oss@sicoobsanta.coop.br 
(11) 5613-4444 Ramal 176

Rio de Janeiro

Casa de Saúde São José

pa.cssj@sicoobsanta.coop.br 
(21) 2536-2855

Hospital Santa Teresa - Petropolis

pa.petropolis@sicoobsanta.coop.br 
(24) 2233-4600 - Ramal 4769

Santa Catarina

Hospital Santa Isabel - Blumenau

pa.hsi@sicoobsanta.coop.br

(47) 3321-1449

Hospital N.S.Conceição - Tubarão

pa.hnsc@sicoobsanta.coop.br

(48) 3631-7249 - ramal 7249

Espírito Santo

Hospital Estadual Central - Vitória

pa.hec@sicoobsanta.coop.br
(27) 3636-4716

Termo de Uso e Política de Privacidade

® Sicoob Santa - 2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social