QUER ATUAR POR CONTA PRÓPRIA? HUM… TEM VANTAGENS LEGAIS AÍ!

Conserve o certo X conserte o errado. Se você anda insatisfeito com a empresa na qual trabalha, com chefes, colegas ou com a dinâmica das atividades que lhe é proposta no dia a dia, mas gosta do setor no qual atua e sabe que tem (ou poderia ter) um bom desempenho em sua atividade profissional porque possui um talento diferenciado, não seria nada sábio jogar tudo pela janela. Na verdade, está na hora de buscar uma nova forma de se inserir no mercado profissional: atuar por conta própria!
Troca-troca! Ao substituir o modelo de trabalho de colaborador de empresa pelo de profissional empreendedor independente, além de maiores ganhos com o passar do tempo, será possível agregar alguns importantes fatores de qualidade de vida, tanto profissional quanto pessoal, ao mesmo tempo em que você continuará fazendo o que já sabe fazer muito bem (talvez nem chegue a trabalhar mais).
Maior autonomia decisória. Na condição de empresário, mesmo que seja atuando como uma empresa de um só profissional, você sem dúvida terá mais espaço para impor sua visão particular de negócios. Como dono – ou pelo menos sócio – você terá maior autonomia para usar sua criatividade e estampar sua personalidade única sobre sua atividade profissional. Isso dá uma satisfação legal!
No comando! Talvez como nunca antes em sua carreira, você se sentirá (afinal!) no controle do rumo das coisas. Chega a dar um certo frio na barriga, porque faz crescer muito a responsabilidade, mas esta dinâmica de comando lhe proporcionará um delicioso nível de realização profissional que só quem já experimentou pode descrever. Se souber "mandar bem", aprenderá que "poder mandar"... é muito bom!
Menor burocracia (e “burrocracia”!) corporativa. No universo das grandes empresas convencionais, a quantidade de reuniões, de relatórios e auditorias só perde para a quantidade de dias que são necessários, e a enorme quantidade de pessoas que têm de ser consultadas, para a tomada de qualquer decisão importante (ou não). Tudo é burocrático, tudo pesa, tudo se arrasta, tudo demora...
É com você! Atuando por conta própria, você experimentará um novo padrão de agilidade decisória: se acreditar que tem de ser feito, aja! E depois de feito, você terá de prestar contas a quem? Além de reportar-se a seus clientes, apenas deverá satisfações a si mesmo, no máximo a seus sócios. Tudo muito prático, ágil, livre, tudo muito fluido. Para quem gosta de ação, atuar por conta própria é uma dinâmica de trabalho muito gratificante. Tem de ter pique, mas, se tiver, no final das contas compensa!
*Prof. Marcos Silvestre | EKNOWMIX® Educacional - Coordenador do PROFE® Coopercredi ACSC
Programa de Reorganização e Orientação Financeira e Empreendedora.
Economista com MBA em Finanças (USP), atua como orientador de famílias e educador em empresas (Metodologia PROFE®). Comentarista econômico do Grupo Bandeirantes de Rádio e TV, é autor de "Os 10 Mandamentos da Prosperidade” e dirige o site www.educarparaprosperar.com.br.