COOPERATIVAS DE CRÉDITO: GÁS NA SUA VIDA FINANCEIRA!


Crédito. Nas últimas duas décadas, muita coisa mudou na economia brasileira. Um avanço bastante interessante deste período foi a popularização do acesso ao crédito. Até o começo da década passada, o pessoal de baixa renda só conseguia crédito nas lojas populares. Muitos não tinham amplo acesso aos produtos bancários, que ficavam reservados para a classe média e os ricos. Inserido neste movimento de expansão do crédito popular, observamos outro ainda mais interessante: a proliferação das cooperativas de crédito, ou cooperativas financeiras. Desconhece? Elas podem estar bem pertinho de você!

Um banco... melhorado! O que faz uma cooperativa financeira? Oferece serviços de conta corrente, cobrança bancária, meios eletrônicos de pagamento (internet banking e cartões), crédito, investimento, previdência, consórcio, seguros e toda a gama de serviços financeiros que você normalmente encontraria em um banco. Uma cooperativa financeira oferece tudo aquilo que um banco lhe oferece, mas não é exatamente um banco, pois seus donos não são banqueiros, mas os próprios cooperados. Justamente por isso, os juros são baixos e os resultados financeiros são redistribuídos aos integrantes.

Sim, o bem comum. Cooperativas bem planejadas e bem geridas (a maioria), por constituírem em sua essência um sistema de geração de valor compartilhado, visam sempre o bem comum, focando na prosperidade de todos os cooperados (e não só de alguns privilegiados). Cooperativas financeiras visam promover esta prosperidade numa das áreas mais importantes de nossa existência: a vida financeira. Conforme o relatório "50 Maiores", do Bacen, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) já é o sexto maior "banco" do mercado financeiro brasileiro, crescendo a taxas superiores a 10% ao ano.

Educação! Cooperativas financeiras têm bem mais a oferecer do que "apenas" bons produtos e serviços: têm educação! Todos os anos, milhares de cooperados passam por palestras, oficinas, cursos e atendimentos para sua vida financeira e empreendedora. O objetivo é ajudá-los a se planejarem e se controlarem melhor, extraindo mais qualidade de vida do seu dinheiro, e ainda fazendo sobrar para contribuir com os mais necessitados. Afinal, não é só uma questão de se ter mais dinheiro, mas de saber usá-lo melhor, como alavanca de prosperidade para toda a sociedade. Isto está na missão do cooperativismo financeiro brasileiro, e está na prática de nossas melhores cooperativas financeiras!

*Prof. Marcos Silvestre | EKNOWMIX® Educacional - Coordenador do PROFE® Coopercredi ACSC

Programa de Reorganização e Orientação Financeira e Empreendedora.

Economista com MBA em Finanças (USP), atua como orientador de famílias e educador em empresas (Metodologia PROFE®). Comentarista econômico do Grupo Bandeirantes de Rádio e TV, é autor de "Os 10 Mandamentos da Prosperidade” e dirige o site www.educarparaprosperar.com.br.


17 visualizações0 comentário