ATENDIMENTO RUIM É PIOR QUE CRISE PARA O NEGÓCIO!

Xô, freguês! Um dos mais tradicionais espantalhos de clientes: o mau atendimento. Pare de culpar a crise pelas vendas fracas: conscientização e treinamento podem eliminar este gargalo do seu negócio!
1. Sorriso no rosto: deve ser a primeira ou a segunda “coisa” que o cliente verá quando entrar na sua loja. Lembre-se: só consegue sorrir quem gosta de gente… e quem basicamente gosta daquilo que faz!
2. Cordialidade: o atendente deve se mostrar amistoso na abordagem, no gesticular e no falar. O oposto disso é a animosidade: ainda fico chocado como ela parece ser a regra entre os vendedores!
3. Presencialidade: não sumir de vista… mas também não ficar “fungando no cangote” do cliente!
4. Atenciosidade: predispor-se a ouvir o cliente, compreendendo suas expectativas e necessidades.
5. Prestatividade: conferir seu estoque, mostrar tudo, desembalar tudo e, no caso de produtos com indisponibilidade no ponto de venda, conferir se por acaso tem no estoque de outras lojas da rede.
6. Profundidade: conhecer em detalhes os produtos e serviços da linha com a qual o vendedor trabalha, para mostrá-los e explicá-los direito aos compradores mais técnicos e exigentes.
7. Proatividade: ler o perfil do cliente e propor soluções da sua loja/empresa que ele próprio não tenha enxergado. Se não tiver mesmo o que ele busca, procure ajudá-lo a encontrar outro fornecedor.
8. Suportividade: apoiar o cliente que está inclinado por determinado produto mas está ligeiramente indeciso ou está sendo atrapalhado no processo da compra por um acompanhante estraga-prazeres.
9. Confiabilidade: se não tinha o produto e ficou de ligar avisando, faça-o, e tome esta providência o quanto antes! Melhor ainda: mande entregar, se ao menos o custo for compatível com o valor da venda.
10. Solidariedade: ajude seu colega vendedor da mesma loja a vender, também: oriente-o, dê apoio, socorra se necessário! Caso ele deixe a empresa, o cliente que hoje é dele poderá ser inteirinho seu!
*Prof. Marcos Silvestre | EKNOWMIX® Educacional - Coordenador do PROFE® Coopercredi ACSC
Programa de Reorganização e Orientação Financeira e Empreendedora.
Economista com MBA em Finanças (USP), atua como orientador de famílias e educador em empresas (Metodologia PROFE®). Comentarista econômico do Grupo Bandeirantes de Rádio e TV, é autor de "Os 10 Mandamentos da Prosperidade” e dirige o site www.educarparaprosperar.com.br.