NÃO QUER EMPOBRECER? PARE DE PENSAR POBRE!


Chato! Economizar não é exatamente uma palavra simpática, reconheço. Porém, simplesmente abandonar este tipo de esforço na sua vida financeira, como vêm fazendo muitos com sua mentalidade empobrecedora, pode acabar produzindo três efeitos profundamente nocivos para sua prosperidade.

Gastar mais do que ganha. "Forçar" sua renda mensal a ser insuficiente, qualquer que seja seu nível de ganhos por mês, e assim ter de apelar para dívidas emergenciais, amargando o inevitável achatamento do seu poder de compra com o pagamento de juros desnecessários (empobrecimento)!

Gastar tudo imediatamente. Torrar toda a grana do salário ou do seu negócio no próprio mês, sem reservar dinheiro para seus sonhos de compra e consumo futuros. Daí terá de amargar a frustração de conquistar muito pouco nesta vida, ou conquistar tudo a poder de dívidas com juros (empobrecimento)!

Gastar excessivamente. Empatar seus ganhos mensais descontroladamente em novas compras e gastos, deixando de reservar dinheiro para honrar os compromissos financeiros assumidos no passado. Ficará sem quitar suas dívidas, perderá o nome de bom pagador e o crédito na praça (empobrecimento)!

Equilíbrio. Se você acha chato ter de economizar em seus gastos, pior será quando tudo estiver fora de controle. Lembre-se: para ter uma vida próspera com a renda mensal que possui terá de realizar perenemente o esforço de buscar o equilíbrio entre o ontem, o hoje e o amanhã em sua vida financeira.

1. Pague suas dívidas. Primeiro resolva seu passado financeiro, honrando todas as suas dívidas. Não será fácil, mas nome, honra e sono tranquilo valem mais que qualquer montanha de dinheiro.

2. “Pague” seus investimentos. Garanta seu futuro financeiro, pagando todas as mensalidades dos seus bons planos de investimento e assegurando a realização de seus sonhos mais importantes.

3. Do "resto", pague o que der. Com o que restar (após acertadas as dívidas e os investimentos), procure atender suas necessidades e preferências do momento da forma mais satisfatória possível, cobrindo os gastos, as contas e as compras do dia a dia. Acredite-me: tentando direito, você conseguirá!

*Prof. Marcos Silvestre | EKNOWMIX® Educacional - Coordenador do PROFE® Coopercredi ACSC

Programa de Reorganização e Orientação Financeira e Empreendedora

Economista com MBA em Finanças (USP), atua como orientador de famílias e educador em empresas (Metodologia PROFE®). Comentarista econômico do Grupo Bandeirantes de Rádio e TV, é autor de "Os 10 Mandamentos da Prosperidade” e dirige o site www.educarparaprosperar.com.br.

#NaPontadoLápis #PROFE #controlefinanceiro #Cooperativismo

Central de Atendimento

(11) 3141-4610

atendimento@sicoobsanta.coop.br

Sede

Avenida Paulista, 326, 16º andar

Bela Vista - São Paulo - SP

CEP: 01310-000
 

Postos de Atendimento

 

São Paulo
Hospital Santa Catarina

pa.hsc@sicoobsanta.coop.br 

(11) 3016-3905

OSS Santa Catarina

pa.oss@sicoobsanta.coop.br 
(11) 5613-4444 Ramal 176

Rio de Janeiro

Casa de Saúde São José

pa.cssj@sicoobsanta.coop.br 
(21) 2536-2855

Hospital Santa Teresa - Petropolis

pa.petropolis@sicoobsanta.coop.br 
(24) 2233-4600 - Ramal 4769

Santa Catarina

Hospital Santa Isabel - Blumenau

pa.hsi@sicoobsanta.coop.br

(47) 3321-1449

Hospital N.S.Conceição - Tubarão

pa.hnsc@sicoobsanta.coop.br

(48) 3631-7249 - ramal 7249

Espírito Santo

Hospital Estadual Central - Vitória

pa.hec@sicoobsanta.coop.br
(27) 3636-4716

Ouvidoria: 0800 725 0996

Atendimento Seg. a Sex.

das 8h às 20h

www.ouvidoriasicoob.com.br

Deficientes auditivos ou de fala

0800 940 0458

Canal de comunicação de indícios de ilicitude

Termo de Uso e Política de Privacidade

® Sicoob Santa - 2020

icone-instagram-2.png
  • Facebook Social Icon
download.png