PERFIS DE EMPREENDEDORES: O CHUTA BALDES E O REBELDE


Preparação. Como seu orientador neste importante projeto de vida de estabelecer-se por conta própria, não desejo que você se conduza à via do negócio próprio pelos motivos errados. Fazer a coisa certa mas não fazê-la com sabedoria é, na prática, o mesmo que fazer a coisa errada. Já vi muito disso e bem sei que dar esse passo tão importante por razões inadequadas é um tiro que, invariavelmente, sairá pela culatra: você simplesmente não será bem-sucedido... nem feliz!

Autoconhecimento. Recomendo que busque conhecer-se a si próprio para que possa ponderar com honestidade: quais são, de verdade, seus maiores fatores motivadores para essa virada na carreira? Dê uma boa olhada nos perfis de profissionais que lhe apresento a seguir: até que ponto você se identifica com um ou mais destes tipos? Se estiver confortavelmente distante de qualquer uma destas psiques, pode seguir adiante em sua jornada empreendedora com confiança! Do contrário, volte uma casa...

O chuta baldes. Talvez você esteja cansado da sua empresa, do seu emprego, dos colegas de trabalho, dos clientes ou do seu chefe. Talvez por estar desiludido e farto da sua vida profissional como ela se encontra hoje, você pense em mandar tudo para o espaço, sob a alegação de que vai tentar o projeto de um negócio próprio. Isso é autoengano. Respire fundo e analise seu momento com placidez.

Onde pega? Você anda muito cansado? Então, primeiro, descanse. Se anda muito desiludido, antes de mais nada, acerte os ponteiros com a sua atual vida profissional. Alivie a pressão do momento, e só então se sente com calma para planejar o passo a passo para deixar de ser o talento dos outros. Até porque você ainda não sabe quanto tempo pode levar todo o processo preparatório e, enquanto isso, você terá de viver razoavelmente satisfeito – pelo menos em paz – com sua “velha” vida profissional.

O insubordinável. De outro lado tem gente que, assim como eu, não gosta muito de receber ordens. Porém, uma coisa é ser cabeça feita, discretamente teimoso; outra é ter uma limitação verdadeiramente crônica no sentido de jamais aceitar a opinião (e até mesmo a liderança) alheia. Se você não concorda quase nunca em receber instruções sobre como conduzir seu trabalho, se quase sempre acha que teria um jeito melhor de fazer as coisas do que aquele que lhe foi passado por seus superiores, creio que – infelizmente – também terá problemas nesse departamento ao atuar como empreendedor.

Prof. Marcos Silvestre | EKNOWMIX® Educacional

Coordenador do PROFE® Coopercredi ACSC

Programa de Reorganização e Orientação Financeira e Empreendedora

Economista com MBA em Finanças (USP), atua como orientador de famílias e educador em empresas (Metodologia PROFE®). Comentarista econômico do Grupo Bandeirantes de Rádio e TV, é autor de "Os 10 Mandamentos da Prosperidade” e dirige o site www.educarparaprosperar.com.br.

#NaPontadoLápis #controlefinanceiro

16 visualizações

Central de Atendimento

(11) 3141-4610

atendimento@sicoobsanta.coop.br

Sede

Avenida Paulista, 326, 16º andar

Bela Vista - São Paulo - SP

CEP: 01310-000
 

Ouvidoria: 0800 725 0996

Atendimento Seg. a Sex.

das 8h às 20h

www.ouvidoriasicoob.com.br

Deficientes auditivos ou de fala

0800 940 0458

Canal de comunicação de indícios de ilicitude

Postos de Atendimento

 

São Paulo
Hospital Santa Catarina

pa.hsc@sicoobsanta.coop.br 

(11) 3016-3905

OSS Santa Catarina

pa.oss@sicoobsanta.coop.br 
(11) 5613-4444 Ramal 176

Rio de Janeiro

Casa de Saúde São José

pa.cssj@sicoobsanta.coop.br 
(21) 2536-2855

Hospital Santa Teresa - Petropolis

pa.petropolis@sicoobsanta.coop.br 
(24) 2233-4600 - Ramal 4769

Santa Catarina

Hospital Santa Isabel - Blumenau

pa.hsi@sicoobsanta.coop.br

(47) 3321-1449

Hospital N.S.Conceição - Tubarão

pa.hnsc@sicoobsanta.coop.br

(48) 3631-7249 - ramal 7249

Espírito Santo

Hospital Estadual Central - Vitória

pa.hec@sicoobsanta.coop.br
(27) 3636-4716

Termo de Uso e Política de Privacidade

® Sicoob Santa - 2020

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social